terça-feira, 18 de outubro de 2011

Desafiador x Desafiado

Eae galera, plena terça feira e eu aqui de novo.
Estava conversando com algumas pessoas e perguntei se eles tinham algum tema, assunto para escrever pro blog. Mayara deu a sugestão de escrever sobre a lição da EBD e optei por escrever essa semana sobre a lição 3 – Não provoquem uns aos outros, lição de domingo que vem.

O texto base é Gálatas 5:25-26 :
25- Que o Espírito Santo de Deus, que nos deu a vida, controle também a nossa vida! 26- Nós não devemos ser orgulhosos, nem provocar ninguém, nem ter inveja uns aos outros.

De acordo com a lição a provocação é um modo irritante ou um desafio a um irmão a respeito de sua obra, sua reputação, seu modo de agir ou suas crenças. E o desafiador faz isso a fim de levar o desafiado a discutir e tentar rebaixar-lo.

Na maioria dos casos o desafiador tem o orgulho inseguro, acha que a pessoa que ele ta desafiando , provocando é alguma ameaça pra ele ou por causa da reação do desafiado provocada pelo desafio.

No mundo que vivemos, somos pressionados por todos os lados. Nossos pais, nossos amigos, professores dizem o quanto o mundo é uma competição, o quanto iremos que ‘brigar’ por algo. 

Digo por mim mesmo, sei que é muito difícil ouvir alguém provocando, brigando e outros ainda querendo comparar você a alguém. Cada um tem seu jeito de viver, de ‘controlar sua vida’.  Sei que você conhece pessoas que gostam de zuar, de fazer brincadeiras desnecessárias em momentos desnecessários. É legal brincar, sacanear seu amigo mas sem extrapolar.E tem alguns momentos que você ta precisando de um estímulo, de uma ajuda e a pessoa te põe mais pra baixo ainda. Em momentos assim, ai que essa pessoa aparece mesmo. 

O que fazer? Primeiro converse com ele, tente perguntar o porquê das atitudes dele. Tente sempre conversar com ele, pedir pra parar ou diminuir com as brincadeiras. Fica chato você ta com a pessoa e a pessoa não tem nada pra te ajudar a crescer tanto fisicamente quanto espiritualmente, só tenta-te zuar, querer ter status no grupo de amigos em cima de você.

Se isso não resolver, ore a Deus pra começar a ter paciência com ele,paciência não sabedoria. Vai ter um momento que ele aprenderá com a vida, não faça nada. Deixe que Deus mostre pra ele. 

A grosso modo que cada um de nós , possamos estar controlando nossa língua, nossas provocações e brincadeiras e cuidar da nossa vida. Que essa semana nós possamos estar refletindo sobre nossas atitudes, o que estamos fazendo pra ajudar , pra estimular nosso próximo e deixar o Espírito Santo guiar nossas vidas.

Deixo esse texto pra vocês que se encontra em Hebreus 10:24 - Pensemos uns nos outros a fim de ajudarmos todos a terem mais amor e a fazerem o bem.

Que esse texto seja uma realidade para nós nesses dias.
 Valeu por tudo. Bom resto de semana.
Abraços,
Lucas Chagas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário