terça-feira, 5 de março de 2013

Portfólio: Não é assim que funciona - Júnior Alves


Apesar de ainda não termos um data fixa, nosso Portfólio será postado toda semana. Aguarde o convite, pois sua vez irá chegar! Mas isso não impede de se oferecer caso queira nos mandar um texto. Mande uma mensagem para Facebook/JUMP e pergunte, se ofereça, ou qualquer outra coisa!
Olá galera do bem, venho aqui para compartilhar algo com vocês, o mais curioso dessa história é que o assunto que pretendo compartilhar não é algo que “eu” tinha planejado, quando recebi o convite para escrever algo para vocês, me veio à cabeça uns quatro temas diferentes, pensei em: importância da oração, coragem cristã, humildade da vida cristã e etc. Mas aqui que começou a complicar, percebam que eram assuntos que "eu" queria compartilhar, ideias esboçadas, versículos marcados, orações feitas a Deus sobre o "meu" tema, mas por mais que eu me esforçasse para encaixar as partes e montar o texto, não saia nada, havia uma quantidade excessiva de “eu” nessa história, por mais que minha intenção fosse trazer algo legal para vocês no qual fosse edificante. Nessa hora consigo até imaginar Deus olhando para mim com certo sorrisinho de canto de boca, aquele que nós costumamos dar em direção a uma pessoa que inocentemente está tentando fazer algo certo, mas da forma errada, e nós sabemos como é o jeito certo, e mensagem desse sorriso poderia ser descrito com a seguinte frase: "Não é assim que funciona!".


Era exatamente isso que Deus estava tentando me dizer, acredito que essa atitude que nós temos é a primeira coisa que Deus começa a tratar em uma pessoa que começa uma vida de caminhada de fé em Jesus Cristo, uma caminhada com a intenção de entrega e de confiança em Deus, entenda que aqui quando me refiro a caminhada de fé, não estou falando apenas pessoas novas de igreja, recém-convertidas, estou falando de qualquer pessoa que deseja realmente fazer a cada dia mais e mais a vontade de Deus, mas a entrega total da nossa vida nas mãos de Deus é uma atitude de fé, sermos guiados completamente e usados como uma ferramenta nas mãos de Deus é uma atitude de fé, nos esvaziar de nós mesmos todos os dias é exercitar nossa fé, e muitas vezes nós falhamos nessa fé, ao menos a minha falha, é um momento angustiante quando estamos em uma fase assim, ai nos perguntamos: mas por quê falhamos? E a resposta provavelmente está na atitude que tivemos antes disso, foi o que aconteceu comigo ao tentar compartilhar algo com vocês, a intenção era a melhor possível, mas havia muito do meu desejo, e aí temos aqui um versículo chave para a questão.

Eu sou a videira, vós as varas; quem está em mim, e eu nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer”. (João 15:5)

Galera temos que entender que por muitas vezes oramos pedindo a Deus que nos use, nos transforme, nos cure, que seja feita a vontade dEle, e muitas vezes nos preocupamos demais com o resultado de tudo que vamos fazer, e tiramos o foco de Jesus, tiramos o foco de quem pode nos levar a fazer o melhor para Ele, perdemos esse foco por nossa ansiedade, e vamos ser sinceros, e isso é o que nós jovens mais temos. Vira e mexe estamos trazendo essa cultura da "Fast-Food" para dentro da nossa vida como cristãos, a vontade de fazer o melhor até mesmo para Deus e super-rápido, onde Deus precisa agir rápido nas nossas orações, pode nos colocar lá naquele momento de tristeza muito grande onde nossa fé foi abalada.

Não andem ansiosos por coisa alguma, mas em tudo, pela oração e súplicas, e com ação de graças, apresentem seus pedidos a Deus”. (Filipenses 4:6)

Aqui somos muito bem advertidos sobre essa ansiedade, podemos orar e apresentar a Deus os nossos planos, as nossas intenções, mas de nada adianta se olharmos para Deus como um gênio da lâmpada pronto a realizar nossos desejos, como e na hora que queremos. Meu querido, minha querida, a Bíblia diz que enganoso é o nosso coração, certa vez ouvi em uma pregação de Paul Washer, que uma das coisas mais terríveis que poderia acontecer a um homem seria Deus cumprir os desejos do seu coração, se os desejos desse coração não forem os desejos de Deus estamos perdidos, sem direção e indo direto para uma fé fraca e uma vida sem sentido.

Pensem bem se há a possibilidade de ficarmos realmente de bem com uma fé inabalável se retirarmos Jesus do centro, e Jesus está clamando nesses momentos, dizendo: meu filho, minha filha, dessa forma “não vai funcionar”, não vai dar certo assim. Eu sou a videira, o centro de tudo, aquele que pode te sustentar, te ensinar como seguir em frente, a sua independência e ansiedade não vai ajudar em nada, só te afastar de mim, você várias vezes me pediu para te transformar, para te usar, lembra? E é justamente isso que estou fazendo nesse momento, estou te tratando, estou te aperfeiçoando, pois conheço suas limitações, estou usando seu momento de fraqueza na fé para te mostrar quem Eu sou e o que desejo para você, porque sou eu que conheço os planos que tenho para vocês, planos de fazê-los prosperar e não de lhes causar dano, planos de dar-lhes esperança e um futuro (Jeremias 29:11). Mas me deixe trabalhar, eu preciso do meu tempo para te mostrar que muito antes de você imaginar em me pedir algo, eu já sabia o que era e preparei algo muito, mas muito melhor do que você já imaginou, mas se entregue, não aos seus desejos, ao que você acha que é o melhor, mas a mim.

Galera é exatamente isso que escuto hoje, um dia escolhemos crer em Jesus e entramos no processo de santificação, e esse crer é muito mais do que acreditar, é colocar realmente Jesus em nossa vida, no dia-a-dia, que um exemplo disso? Por alguns dias, tudo que fizer, olhe para seu lado e imagine Jesus ali do seu lado, imagine o que ele diria sobre sua atitude naquele momento, ele estaria com uma cara de aprovação? Faça isso e você vai perceber que Jesus é o poderoso o suficiente modificar o seu dia somente por você imaginar ele, agora entenda uma coisa, esse Jesus não é apenas sua imaginação, ele é real, ele pode e vai te proporcionar realmente satisfação se você colocar ele de verdade em sua vida, momentos ruins vão vir, isso faz parte do processo do seu crescimento espiritual, pois à medida que você vai crescendo espiritualmente, você mais perceber dificuldades maiores, e Deus precisa te preparar para o próximo passo. E uma última coisinha que queria dizer, para a gente tenha uma visão melhor em relação à vontade de Deus, aos planos dEle e se Jesus continua sendo o centro do que fazemos ou pretendemos fazer, ore sempre, mesmo quando não tiver vontade, mas ore, “porque assim sim funciona!”.

Texto por: Júnior Alves

2 comentários:

  1. Sabias palavras...
    As vezes, quero dizer, quase sempre, achamos que podemos fazer as coisas do nosso jeito que vai dar tudo certo. Deus promete e pede para que tenhamos paciencia. Mas essa espera que é dificil. As vezes achamos que podemos dar uma "ajudinha" a Deus, é ai que acabamos atrasando nossas promesas .
    Tomo como exemplo a vida de Sara e Abraão, Quando Deus promete a eles um filho, eles dão uma "ajuda a Deus"
    Porém vemos que a precipitação levou a Abraão e sua mulher Sara a tomar a serva egípcia por mulher. Como consequência, vimos o que isso resultou hoje entre palestinos muçulmanos e israelenses.
    E ainda mais, essa precipitação atrasou o nascimento do filho da promessa.
    Precisamos entender que o nosso tempo é diferente do tempo de Deus. Quando aprendermos isso, as coisas vão começar a funcionar.

    Fiquem na paz.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amém! Que oremos todos os dias a Deus para nos ajudar a entender o tempo dEle para nós.

      Em Cristo

      Excluir