sexta-feira, 22 de março de 2013

Prioridades Invertidas

Enfim, mais uma sexta. Desde domingo fiquei refletindo e ainda estou refletindo: qual será o futuro para nós cristãos, ou como prefiro denominar pequenos cristos, no mundo de hoje? Se já parou pra pensar que as pessoas estão perdendo mais tempo falando em dízimo, a estarem todos os dias na igreja (EBD, culto de oração, vigília, culto jovem, etc.), a tomar frente de cargos na igreja, a estimular as pessoas a lerem a Bíblia o ano inteiro, sendo que isso tem que ser uma prática nossa, do que procurar ter uma íntima comunhão com Deus, do que fazer as coisas não por obrigação, mas por amor? Elas estão perdendo o foco, e estão trocando as prioridades, como diz o título: prioridades invertidas. Não estou dizendo que é errado fazer essas coisas, em nenhum momento disse isso, estou dizendo que precisamos parar de nos prender a detalhes, e começar a nos preocupar com o Evangelho verdadeiro, que é o Evangelho do amor, como Jesus nos ensinou enquanto esteve aqui nos seus 3 anos de ministério.

Quando fiz essa reflexão em nenhum momento quis ir contra Pr. X ou Pr. Y, mas quis fazer as pessoas refletirem acerca do real motivo que vamos a igreja, do real motivo por que seguimos a Cristo. Precisamos refletir as vezes sobre essas coisas, e não apenas seguir um padrão, ou seguir uma coisa que você já faz há muito tempo, porque é condicionado aquilo, ou até mesmo por que você gosta de ver seus amiguinhos, e sair com eles depois do culto. Pensem nisso.

Ser Cristão vai além de ir toda programação, de dar o dízimo, de colocar a Bíblia debaixo do braço e ir pra igreja, de cumprimentar todo mundo, ser legalzinho com todo mundo. Pra mim isso é uma obrigação do Cristão. Ser Cristão tem que ser uma busca diária, uma renúncia do nosso eu, do nosso ego todo dia. E queria deixar claro, como sempre digo que os textos quando escrevo, escrevo primeiramente para mim, não apenas para ajudar na Caminhada de Fé dos outros, mas primeiramente a minha Caminhada, pois sou como vocês, pecadores, falhos, não confundam as coisas, por favor.

Como você vê o Evangelho hoje? Muitos veem como fanatismo, outros babaquice, outros religiosidade, e outros até mesmo ultrapassado. Eu vejo como Evangelho do Amor. Lógico que precisamos melhorar e muito, inclusive eu. Amar é um princípio dado por Deus. Em 1 João 4:19-21 diz: “Nós amamos porque Deus nos amou primeiro. Se alguém diz: “Eu amo a Deus”, mas odeia o seu irmão, é mentiroso. Pois ninguém pode amar a Deus, a quem não vê, se não amar o seu irmão, a quem vê. O mandamento que Cristo nos deu é este: quem ama a Deus, que ame também o seu irmão.” Precisamos melhorar esse princípio cada dia.

Querer ser parecido com Deus, em seu ministério, é querer imitar sua forma de falar, sua forma de agir, sua forma de pensar, de olhar e principalmente na sua forma de lidar com as pessoas. Temos momentos na vida que estamos tristes, cabisbaixos, que não queremos ninguém nos “perturbando”, mas até nesses momentos precisamos ser sábios e amar aos outros. Não disse que é fácil. É muito difícil, e coloca muito nisso. Nesses momentos queremos nos afastar de todo mundo, dos nossos amigos, nossos pais e até mesmo de Deus. Pensamos resolver algo desse jeito, mas estamos muito enganados, são nesses momentos que precisamos estar perto dos amigos, dos nossos pais, de Deus, pois só eles que vão nos aconselhar, nos vão dar apoio, amor.

Então é isso, quero me prolongar muito não, quero deixar essa reflexão para vocês hoje. Que nós procuremos não ser pessoas como Mateus 23:28“Por fora vocês parecem boas pessoas, mas por dentro estão cheios de mentiras e pecados.” Mas sim pessoas que são sinceras de coração que adorem a Deus em espírito e em verdade como está escrito em João 4:23 – “Mas virá o tempo, e, de fato, já chegou, em que os verdadeiros adoradores vão adorar o Pai em espírito e em verdade. Pois são esses que o Pai quer que o adorem.” Pensemos e procuremos melhorar a cada dia nosso relacionamento com nosso próximo e principalmente com Deus. Não deixem que as coisas supérfluas te atrapalhem a adorar a Deus, e a viver o Evangelho de verdade, aquele que Jesus nos ensinou.


                                                               





E por hoje, é isso,
Grande abraço.
Lucas Chagas

10 comentários:

  1. Lucas, enquanto houverem pessoas que não entendem que:
    - dar o dízimo,
    - estar todo dia na igreja,
    - ler a bíblia,
    - ocupar cargos na igreja
    - e outras coisas mais,
    são obrigações de um cristão que deve fazer tudo isso com amor e vontade própria, existirá sim gente que vai "perder tempo" tentando incentivá-los a fazer isso.
    A questão é: se você cobra ou incentiva uma coisa, vc deve fazê-la melhor do que todos. Se eu vivo falando de dízimo, devo dar o meu dízimo. Se incentivo a ler a bíblia toda, devo já ter lido a minha pelo menos uma vez, e assim em diante. O ideal é atingir o equilíbrio entre todas essas "tarefas cristãs". Pra mim, amar o próximo, ter uma vida de intimidade com Deus e todas as outras coisas citadas acima, tem a mesma importância. Então, todas devem ser prioridade em minha vida.
    Falo por experiência própria que ficar enchendo o grupo da JUMP com postagens como "leia a bíblia e ganhe um tablet" é chato, é feio, etc, etc, etc.. Mas é uma forma que encontramos de chamar a atenção, incentivar, até que se torne rotina. Vejo isso mais no sentido de "basta experimentar pra ver como é legal ler sua bíblia toda". Você começa com o foco no tablet, mas termina com o foco em Jesus. Pelo menos, é por isso, para terem esse foco, que eu oro.
    Não estou indo de encontro às suas palavras. Entendi o que vc quis dizer. Mas senti a necessidade de escrever isso aqui só pra não correr o risco de alguém te interpretar mal.
    Que Deus nos de sabedoria para cumprir tudo aquilo que Ele nos ordenou.
    Bjs.

    ResponderExcluir
  2. enquanto não aprendermos a anular o nosso ego... não daremos espaço pro amor...e pra igualdade(comunhão)...concordo com o texto!

    a grande questão é; até quando os cristãos vão se satisfazer com esse sistema religioso egoísta, uqe prega o próprio umbigo..e não incentiva a igualdade e o amor ao próximo?

    ResponderExcluir
  3. Sim sim, concordo Aline! Espero que todos tenham entendido o texto como você, e que o Senhor nos dê sabedoria para sermos melhores que nós mesmos a cada dia.

    ResponderExcluir
  4. Pois é Igor, esse foi meu principal objetivo em escrever essa reflexão.. Você pegou a ideia central do texto direitinho. Que Deus possa colocar em nossas mentes e corações o amor, e tirar o egoísmo.

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Boa Lukinhas ;)

    Estamos nos ocupando com atrativos do mundo e esquecemos do chamado de Deus. Hoje é bem mais fácil dizer '' EU AMO O MEU DEUS '' do que ao próprio irmão , mas esquecemos que devemos amar o próximo como a nós mesmos !
    Se amamos e ajudamos o nosso irmão ... estamos em união com o pai .

    ResponderExcluir
  7. Pois é, amar a Deus a quem não vemos é muito mais fácil, e ao nosso irmão a quem nós vemos, que está ali do lado precisando de uma palavra, uma mãozinha, um abraço se torna algo difícil.. Precisamos pensar e refletir sobre nossas atitudes a cada dia (:

    ResponderExcluir
  8. Amar algo que vemos como '' PERFEITO '' é fácil , mas amar o que tem imperfeições é difícil! O amor verdadeiro para com Deus não esta apenas em palavras , mas em atitudes e conquistas. Não há um ser perfeito , mas existem serem que evoluem a cada obra.
    :)

    ResponderExcluir
  9. Eu diria algo que vemos como PERFEITO, e não "PERFEITO" rs, sei é que me entende. Perfeitos nunca nos tornaremos, pois só Deus é, mas procurar cada momento, cada experiência ser melhor, sempre procurar a perfeição não custa nada (:

    ResponderExcluir