sexta-feira, 30 de setembro de 2011

CORAGEEM! .. ♪


Sabe, ando meio angustiada ultimamente.
Coração aflito, mãos inquietas, sem saber o que fazer.
Preocupação!
Ah, se pudesse fazê-los sentir o que se passa em mim nesse momento... “Palavras não conseguem expressar” seria o clichê correto.
A tristeza que me tira as forças, versus o desespero me dizendo que preciso encontrar a solução.
E em meio ao emaranhado de sentimentos, o motivo que me abate: líderes desanimados.
Menos poético daqui em diante, explicarei o diagnóstico a que cheguei.

Tudo começou do meio. Em um retiro. A partir do terceiro caso. Não foi o início da situação, mas foi quando me dei conta do que estava acontecendo.
E a ficha caiu pra mim assim:

Caso 4: Conheci uma pessoa de outra igreja. Líder, nato. Do tipo influenciador (pras coisas boas, lógico). Contou-me que sempre esteve à frente de muitas coisas em sua igreja e era quem agitava o pessoal pras atividades da juventude. Mas a conheci triste, pois agora os estudos lhe tomavam o tempo que antes era dedicado à liderança, e desiludida com a falta de compreensão de seu grupo de relacionamento. Era como se a tivessem esquecido, já que não a viam com tanta freqüência mais. E o resultado? Um líder desanimado.

Enquanto ouvia esse relato, eu me familiarizava com a descrição. Lembrei da conversa que tive com uma amiga de outra igreja (não a minha, nem a do caso 4), semanas antes de ir pra esse retiro, e que agora se encontrava na mesma situação. Eu ainda não havia percebido a ordem, mas ela era o:

Caso 3: Mesmos sintomas. Perceptíveis em seu semblante. E na conversa, a mesma queixa. A líder que antes fazia de tudo e mais um pouco em sua igreja, agora estava empurrando as coisas com a barriga. Sem vontade, sem motivação. Até certa aversão às pessoas do ministério, seus amigos. O desânimo em pessoa! E mais uma vez o brilho se perdeu. Aquela que animava, agora precisava ser animada.

No dia em que ouvi isso dela, fiquei muito preocupada. Porém, parecia um caso isolado. Arrisquei alguns conselhos, orei por ela e só. Mas naquela tarde de sábado, uma semana depois, ouvindo a mesma coisa de uma pessoa diferente, comecei a ficar encabulada.
Como duas pessoas, de igrejas distintas e cargos iguais, teriam as mesmas queixas? E foi nesse momento que me dei conta do motivo da familiaridade com os dois casos: eu já tinha presenciado isso na minha igreja há um tempinho, não muito distante:

Caso 1: Um amigo (descobri que o considerava assim em um retiro também). Recomeçou uma coisa na igreja que estava esquecida há anos. E deu certo. Muito certo.
Algum tempo depois, quiçá no auge de sua liderança, o desânimo, e tudo ao alto.

Não sei você, mas cada história dessas me corroia por dentro, e ainda dói só de relembrar. Posso parecer exagerada, mas eu entrei em desespero mesmo. Sou assim quando se trata das coisas de Deus. E querem saber o pior? As estatísticas não pararam por aí. Voltei do retiro. Ainda não sabia o que fazer, só queria achar o motivo e a solução pra tudo isso. E quando menos espero, mais uma revelação:

Caso 5: Outra pessoa da minha igreja. Tem um dom que muitos almejam. Era líder. Era. Desistiu. Não consegui saber o motivo. Temo que nem ele saiba. Seu relato: desanimou de tudo.

E depois dele, mais um:

Caso 6: Outro amigo de minha igreja. Apesar da pouca idade, muita responsabilidade. Esse não largou a liderança, mas arrisco que tenha chegado perto. Graças a Deus o encontrei no meio de seu dilema, e sem saber como ajudar, contei-lhe as minhas suspeitas. Todos os casos reunidos, como as peças de um quebra-cabeça que não quero ver concluído.

Um mês se passou e há algumas semanas, conversei com outro amigo, de outra denominação, que me relatou os mesmos problemas, e até a vontade de deixar sua igreja. Sim, era o Caso 7.  

O que tem deixado nossos líderes assim? Eu também não sei.
O que posso fazer para reanimá-los? Não faço idéia. E é por isso que lhes escrevo. Com a esperança de fazê-los perceber que o problema é grave. E que o inimigo tem lutado para derrubar aqueles que têm contribuído para o crescimento do reino de Deus.
Sete casos que eu estava a par porque os próprios me contaram. E me pergunto quantos casos mais existem por aí? Fico pensando quantos líderes da nossa e de outras igrejas tem passado por isso. Muitas vezes sofrendo sozinhos.
Talvez nesse momento você também ligou os fatos e percebeu que tem presenciado isso em sua igreja, à sua volta, ao seu lado.
Quem sabe, VOCÊ seja o desanimado da vez!
E aí alguém pode dizer: Não me encaixo nesse contexto, não ocupo cargos na igreja, não sou líder. Mas eu te digo o contrário. Você é líder sim. A liderança é a habilidade de motivar e influenciar as pessoas. Quem nunca fez isso pelo menos uma vez na vida, mesmo que sem saber?
TODO ser humano tem um líder em si. Afinal, Deus nos deu dons e talentos que precisam ser usados para levar vidas a conhecer o seu amor. E isso meu amigo, é liderar sim!
Em Deuteronômios 28:13a Moisés transmite ao povo a palavra de Deus, que diz: E o SENHOR te porá por cabeça e não por cauda;”
E se Ele te deu tudo isso, não foi pra ser desperdiçado, nem usado para o pouco. Se recuse a ser cauda.

Sabe a minha amiga do caso 3?
Encontrei-a esses dias.
Em seus olhos e voz percebi algo que não estava ali em nosso último encontro. Pude ver nuances do antigo brilho, brotando de novo.
Ela me disse que mesmo não querendo mais ajudar em nada, o pastor e as pessoas do ministério sempre a procuravam. Volta e meia precisavam dela, de sua experiência e de seu dom único. Porque, não sei se você sabe, mas mesmo que seu dom seja semelhante ao de alguém, ele é exclusivamente seu. São suas características embutidas ali. De um jeito que só você sabe usá-lo.
E se você tem um chamado de Deus não adianta fugir, se esconder ou querer recusar. O Espírito Santo que habita em você vai sempre te incomodar, de um jeito ou de outro, pra que você atue. Ele vai usar pessoas e situações, você sabe, te chamando para o serviço.
Então ore, busque, clame e mesmo em meio ao maior desânimo do mundo, abra seu coração e permita que Deus mude esse quadro em sua vida. Mas almeje essa mudança, sinceramente.
E não deixe que pessoas, problemas ou decepções te façam desistir. Anime-se! Afinal “..se você se cansa apostando corrida com os homens, como é que vai correr mais do que cavalos?” (Jeremias 12:5a). Não deixe que coisas pequenas te abalem, porque a força do Pai que habita em você é maior do que a que está no mundo.
Lembre que Deus não desistiu de você mesmo quando você menos mereceu.
E não jogue tudo pro alto de vez. As coisas podem não estar mais ali quando você reanimar.

Ah, mais uma coisa. Se você leu até aqui e não deu falta de nada, te convido a revisar os sete casos. E se agora você reparou que pulei o caso 2, não foi sem querer. É que o caso 2 era o meu. ERA, graças a Deus!



“... Deus o ama. Portanto, não fique com medo. Que a paz de Deus esteja com você. Anime-se! Tenha coragem!” (Dn 10:19)


Beeijos e Bençãos,

Aline

3 comentários:

  1. ''Porque, não sei se você sabe, mas mesmo que seu dom seja semelhante ao de alguém, ele é exclusivamente seu.'' Todos nós fazemos do corpo de Cristo, estamos lá pra ajudar da melhor maneira possível, mesmo que seu dom seja tocar ou ficar na recepção Deus te usará da melhor maneira. Então Aline, como voce disse...Deus sempre está ali do nosso lado, nos animando, nos dando coragem. Deus conheçe nosso coração, não adianta fingir uma alegria, pois uma hora não vai da pra segurar...e você vai ficar desanimado.
    Deus continue a te abençoar Aline, como tem abençoado, beijos.

    ResponderExcluir
  2. O mau sempre querendo destruir as pessoas que são fiéis a Deus. Estou presenciando casos de maldade extrema, onde as pessoas estão precisando fazer uso de remédios fortes e indo em psicólogos e psiquiatras para não ficarem loucas de tanto inferno as pessoas escolhidas pelo demonio faz na vida das pessoas do bem. Só Deus mesmo pra nos darforça para seguir em frente.

    ResponderExcluir
  3. É verdade Jaqueline, conheço muitos casos que aconteceram isso . Mas sei de casos que não tinham Deus, sofriam por causa disso e Deus ajudo , revigorou as suas forças. Como você disse , só Deus pra nos ajudar mesmo, pq a luta aqi na terra é complicada né.. devemos vigiar e orar MUITO.

    ResponderExcluir