quarta-feira, 10 de abril de 2013

Portfólio: Matemática do Perdão - Thalyta

Finalziiinho da quarta, mas ainda a tempo o nosso Portfólio está no ar! E você que ainda não deu sua contribuição para a obra da internet, mande uma mensagem para Facebook/JUMP pra acabar com essa expectativa logoo!


"Então Jesus lhes disse: Ainda esta noite todos vocês me abandonarão. Pois está escrito: 'Ferirei o pastor, e as ovelhas do rebanho serão dispersas'. Mas, depois de ressuscitar, irei adiante de vocês para a Galileia. Pedro respondeu: Ainda que todos te abandonem, eu nunca te abandonarei Respondeu Jesus: Asseguro que ainda esta noite, antes que o galo cante, três vezes você me negará. Mas Pedro declarou: Mesmo que seja preciso que eu morra contigo, nunca te negarei. E todos os outros discípulos disseram o mesmo."
Mateus 26:31-35


"Pedro estava sentado no pátio, e uma criada, aproximando-se dele, disse: Você também estava com Jesus, o galileu. Mas ele o negou diante de todos, dizendo: Não sei do que você está falando. Depois, saiu em direção à porta, onde outra criada o viu e disse aos que estavam ali: Este homem estava com Jesus, o Nazareno. E ele, jurando, o negou outra vez: Não conheço esse homem! Pouco tempo depois, os que estavam por ali chegaram a Pedro e disseram: Certamente você é um deles! O seu modo de falar o denuncia.Aí ele começou a lançar maldições e a jurar: Não conheço esse homem! Imediatamente um galo cantou. Então Pedro se lembrou da palavra que Jesus tinha dito: 'Antes que o galo cante, você me negará três vezes'. E, saindo dali, chorou amargamente."
Mateus 26:69-75


"Depois de comerem, Jesus perguntou a Simão Pedro: Simão, filho de João, você me ama mais do que estes? Disse ele: Sim, Senhor, tu sabes que te amo. Disse Jesus: Cuide dos meus cordeiros. Novamente Jesus disse: Simão, filho de João, você me ama? Ele respondeu: Sim, Senhor, tu sabes que te amo. Disse Jesus: Pastoreie as minhas ovelhas. Pela terceira vez, ele lhe disse: Simão, filho de João, você me ama? Pedro ficou magoado por Jesus lhe ter perguntado pela terceira vez 'Você me ama?' e lhe disse: Senhor, tu sabes todas as coisas e sabes que te amo. Disse-lhe Jesus: Cuide das minhas ovelhas."
João 21:15-17


Nestas passagens, vimos uma pequena parte da história de Pedro e Jesus. Refletindo sobre ela, podemos perceber que Jesus avisa a Pedro o que ele iria fazer, Pedro porem discorda que seria capaz de algo assim, e que não o faria. Logo vemos que ele fez o que havia negado.
Após a ressurreição, Cristo pergunta a Pedro se o ama, mas precisamos enfatizar que Jesus não pergunta somente uma vez ou duas, e sim pergunta três vezes. O que representa Jesus ter feito a pergunta três vezes a Pedro?
Representa o perdão, o perdão de Jesus liberado a Pedro, por te-lo negado três vezes.

Jesus nos ensina como devemos viver, agir, o que é certo, o que é errado...
e mesmo tendo conhecimento, caímos no erro, no pecado. Porem Jesus nos perdoa, não importa quantas vezes, como diz em Mateus 18:21-22 "Então Pedro aproximou-se de Jesus e perguntou: Senhor, quantas vezes deverei perdoar a meu irmão quando ele pecar contra mim? Até sete vezes?  Jesus respondeu: Eu digo a você: Não até sete, mas até setenta vezes sete."
Cometemos erros, somos humanos, falhos. Não podemos nos deixar abater, é isso que o inimigo quer. Devemos pedir perdão com o coração verdadeiramente arrependido, temos um Deus misericordioso, amoroso. Muitas vezes Deus nos perdoa, mas nós mesmos não nos perdoamos, não podemos nos condenar, Deus quer que levantemos a cabeça e sigamos em frente.
E o mesmo deve ser feito ao próximo, pois devemos ser assim como Cristo foi.

"E, quando estiverem orando, se tiverem alguma coisa contra alguém, perdoem-no, para que também o Pai celestial perdoe os seus pecados. Mas, se vocês não perdoarem, também o seu Pai que está nos céus não perdoará os seus pecados".
Marcos 11:25-26

O perdão é algo essencial em nossas vidas, não podemos nos deixar viver com a falta de perdão, tanto para com o próximo como para com nós mesmos.


Texto por: Thalyta Barbosa Dutra, com 16 anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário