segunda-feira, 9 de maio de 2011

Portfólio: Coisas Malucas - Érika Silva (Irmãos.com)

Gente maluca vive neste mundo, gente que se amassa pra pegar um ônibus e nega um abraço apertado, gente que ri de piadas nojentas mas não ri para um estranho na rua. Gente que grita, acena, escreve cartas de amor pra ídolos e reza sempre a mesma coisa para Deus. Gente muito estranha.
Pessoas marcadas pela ambição, pela injustiça, pela falta de tempo e por tantas coisas que às vezes nem parecem humanos. Parecem mais peças de vitrines, bonecos de videogame, instrumentos musicais, peças de computador... Camões define bem o que quero dizer com “Transforma-se o amador na cousa amada.”
De tanto desejar você acaba sendo parte daquilo, de tanto ansiar você acaba enchendo seu coração e, se o que você deseja não é algo tão bom, você bagunçará seu mundo de prioridades e o resultado será aquilo que descrevi no primeiro parágrafo: “loucura”. E não adianta pensar que é um exagero meu. Tenho uma amiga louca por sapatos. A primeira coisa que ela olha em alguém é o sapato. Ela tem um par para cada dia da semana e dois pros fins de semana, e, pior, ela só fala disso. Chega a apontar pra alguém e dizer “Olha um Arezzo!” Reconhece a marca do sapato... um cúmulo! Mas não reconhece as pessoas da família dela, nem as considera.
É tão fácil confundir as coisas. De repente você precisa de dinheiro pra ter o tal carro, que pensa em cortar a escola particular pros filhos. Um dia você se pega tão obcecado pela doutrina da igreja, que se esquece da GRAÇA de Deus.
Jesus entendia disso, e Ele resumiu este fenômeno numa simples frase “Onde está o seu tesouro, ali também estará o seu coração” Mt 6:21. Uma bofetada dele que dura milênios. O que é importante pra você, aquilo que você guarda acima de tudo, sua caixinha de jóias no cofre, também guarda o seu coração. Encho meus olhos de lágrimas e lembro dos dias em que tirei meu coração das mãos de meu Jesus e o coloquei junto com a tal novela que eu não podia deixar de assistir. Ou quando pegamos ele do altar do Senhor e o colocamos num time de futebol, numa discussão teológica, numa mágoa, nas coisas que muitas vezes defendemos com unhas e dentes... Onde está meu coração, ali estará todas as coisas que eu amo.
Nem sei como continuar a escrever, pois fui tomada por um temor, uma vontade de ir buscar meu coração e dizer a Deus que Ele é a minha riqueza, o meu tesouro, a única coisa que realmente importa, acima até de todas as injustiças que tenho vivido, acima de toda solidão que possa me atormentar, acima de tudo, de todos, de mim. Diante de tal fato, entendo o desespero de Davi ao dedicar tantos Salmos em louvor a palavra de Deus. Compreendo por que Paulo suportou prisões, naufrágios, fome e tantas outras coisas. Entendo como Moisés nem pediu pra que vivesse mais quando Deus lhe contou que não entraria na terra prometida. E também entendo tantas brigas em igrejas, tantos sonhos que ainda não aconteceram, tantas perguntas sem respostas.
Encontre o que é o seu tesouro, revire a si mesmo e, se o que encontrar não for Jesus, pense, peça forças, sabedoria e lute para colocá-lo aos pés do Senhor. Ele é o único que sabe como cuidar dele. Nada pode ser mais valioso.

Texto escrito por: Érika Silva Santos
Fonte: Irmãos.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário