segunda-feira, 18 de abril de 2011

Portfólio: Na época dos meus pais... - Não Morda a Maçã

Na época dos meus pais, os jovens se reuniam todos os sábados. Naquela época, diziam:  “Juventude”.
Os meus pais são da época que “louvor” era cantado com hinos do hinário cristão.   E eles também são da época que “adoração” era entendida como algo que se presta a Deus, todos os dias, e não apenas no domingo a noite.
Meus pais são da época que nos sábados a tarde, os jovens da igreja se reuniam para visitar orfanatos, hospitais, asilos. Naquela época, doar um pouco do seu tempo para outro, ainda era pouco. Eles precisavam fazer mais.
Perto do Natal, eles iam de casa em casa fazendo serenata, cantando músicas de Natal e falando do amor de Deus para as pessoas que moravam perto da igreja.
Na época dos meus pais, os jovens que tinham  carro, ofereciam carona aos que não tinham. Se ofereciam para ir buscar em casa e se comprometiam a levar de volta. Sem fazer cara feia. Eles entendiam que o carro era de Deus, e não deles próprios.
Na época dos meus pais, não havia internet. Os jovens não se comunicavam por e-mail, orkut, twitter, msn e por ai vai. Mas mesmo assim, todos sempre sabiam das programações e todos eram convidados.
Naquela época, eles organizavam acampamentos várias vezes por ano. A maioria participava. Quem não ia, era porque tinha que trabalhar.
No acampamento, todos colaboravam. Não existia essa história de só meninas fazendo o serviço. Todos ajudavam.
A diversão deles, era fazer trilha de noite, ou uma fogueira, um violão, hinos a Deus, testemunhos.
Durante o dia, gincanas, estudos da Palavra.
Naquela época, tanto moças quanto rapazes iam para a piscina com roupas decentes. Os famosos “sunquinis” para as moças, quando não era calção e camiseta. E os meninos, usavam calção.
As roupas descentes não eram apenas na piscina ou no rio. O mesmo comportamento se repetia dentro da igreja ou mesmo fora dela.
Naquela época, as meninas não iam ao culto mostrando o “cofrinho”. Ou, com decote. Nenhuma menina usava mini-saia. Pois entendiam que deveriam não apenas respeitar a casa de Deus, mas também respeitar seus irmãos.
Naquela época, não tinha essa história de “namoricos”. Não tinha essa história de “pegação”.
Meus pais me contam, que ninguém “ficava” pelos cantos. Quem queria namorar, conversava com o pastor, com um missionário ou com o líder. Orava por algum tempo e depois ia conversar com a moça. E a iniciativa sempre era dos rapazes.
Meus pais são da época que, casais lideravam e aconselhavam os jovens.  Meu pai me contou que eles tinham uma “diretoria”. Com várias pessoas responsáveis pela “juventude”. A liderança era composta por casais e as vezes por jovens mais velhos.
Nos encontros, eles tinham gincana, estudo, louvor. E depois, saiam para ir na sorveteria. Eles não saiam para assistir filme,  ou jogar. Porque preferiam ficar conversando, criando laços, relacionamentos.
Os estudos, eram sempre ministrados por algum membro da igreja. E esporadicamente, um dos jovens compartilhava a Palavra.
Nos retiros (para os jovens de hoje- acampamentos) moças e rapazes eram separados durante o estudo, e assuntos específicos de sexualidade eram tratados.
Algumas coisas não mudaram. Mas muitas coisas mudaram daquela época para os dias de hoje.
Tudo bem, eu entendo, afinal, os tempos mudaram, a sociedade mudou, as pessoas mudaram. Algumas coisas, precisam mudar… mas é engraçado… porque, uma coisa não mudou!!
A Bíblia!
A Bíblia que meus pais estudavam é a mesma que eu e você estudamos. Então, porque alguns conceitos e princípios são mudados?
Não to dizendo que a geração dos meus pai foi perfeita. Pelo contrário, eles eram falhos como eu e você. Como essa geração. Mesmo dentro da igreja, muitos cometeram bobagens.
Mas o que mudou tanto em tão pouco tempo?
Vivemos uma geração que não tem vergonha de falar de sexo na escola, na faculdade, na sorveteria ou nas piadas, mas, que tem vergonha de tratar desse assunto dentro da igreja!
Uma geração que usa um pouco do seu tempo para as coisas de Deus, e já acha que fez muito.
Uma geração que pensa que adoração é música.
Uma geração que não cuida do seu próprio corpo. Do seu próprio e da igreja à qual pertence – o Corpo de Cristo.
Deus não muda! O que Ele quer, não muda! Seu princípios não mudam!
A Sua Palavra não muda!
“Não deixe que ninguém o despreze por você ser jovem. Mas, para os que crêem, seja um exemplo na maneira de falar, na maneira de agir, no amor, na fé e na pureza.” I Timóteo 4:12
*Sugiro para aqueles que, tem pais cristãos, que já eram cristãos em sua juventude, converse com eles sobre como era aquela época e as diferenças que eles veem de uma geração para a outra.
Um texto de:  Pati Geiger

quinta-feira, 7 de abril de 2011

segunda-feira, 4 de abril de 2011

Portfólio: O que fazemos depois da chuva? - OficinaJovem

"Vendo Faraó que a chuva, a saraiva e os trovões tinham cessado, continuou a pecar, e endureceu o seu coração, ele e os seus servos." - Êxodo 9:34.

Um casal morava numa casa que tinha uma goteira. Toda vez que chovia a mulher se dirigia ao marido e pedia para que ele resolvesse aquele problema. Ele sempre respondia que não seria possível consertar no momento pois estava chovendo e o conserto deveria ser feito por fora da casa. Num belo domingo de sol a esposa lembrou-se da goteira e perguntou ao marido: "Meu bem, porque você não aproveita este dia de sol e conserta aquela goteira?" Ele respondeu: "Mas por que eu deveria consertar se não está gotejando?"
Esta ilustração mostra que muitas vezes só nos lembramos dos problemas e da necessidade de solução quando chove, ou seja, nos momentos difíceis da vida quando as consequências dos problemas se manifestam.

Quando a chuva cessa, parece que não temos mais interesse em resolver os problemas. Não havendo consequências, agimos como se não houvesse problemas e temos a tendência de não mais buscar a Deus.Faraó só se lembrava de Deus quando as coisas iam mal, então chamava o profeta de Deus e rogava que a praga fosse removida. Quando Deus removia a praga o coração de Faraó novamente se endurecia.

Será que não agimos de certa forma como Faraó? Quando tudo está mal buscamos ao Senhor, mas quando o mal cessa nos esquecemos dEle. As coisas vão mal para você? Busque ao Senhor. Os problemas já foram resolvidos e agora está tudo bem? Louve a Deus e agradeça. Mas não se esqueça do Senhor depois da chuva.

sexta-feira, 1 de abril de 2011

JUMP Vertical em Abril!


AEE, Galerinha!
Como muitos bem-informados já notaram, amanhã teremos o JUMP Vertical! Siim, queridos jumpistas. Será a-ma-nhã! Começaremos com chave de ouro este mês com o tema Relacionamento com a Palavra de Deus - Tu lês, ele lê... Eu leio?
Começará pontualmente às 19h30, sendo assim, chegar uns minutinhos antes é sempre bom viu, pessoal?! Teremos a presença da banda Aktus 29, que muitos já conheceram no Reitor de Carnaval e no Ouve Esse Som! (Clique para ver e ouvir). Além da presença deles, serão vendidos seus CDs "Eis Que Surge Um Novo Som" por apenas R$ 10, tenho certeza que muuitos vão curtir o som deles.
Não percam essa e, chamem seus amigos! Muitos deles para que este encontro seja abençoadasso!

JUMP to Jesus!